Frances Tiafoe apurou-se pela segunda vez para as meias-finais do US Open, desta vez ao beneficiar da desistência de Grigor Dimitrov quando já liderava por 6-3, 6-7(5), 6-3 e 4-1 no último encontro da sessão noturna no Arthur Ashe Stadium.
O tenista búlgaro começou a sentir dificuldades na perna esquerda ainda durante o terceiro set, chamou o fisioterapeuta no final do parcial e abandonou o court para receber tratamento. A partir daí, a movimentação do número nove mundial nunca mais foi a mesma e foi apenas uma questão de tempo até Dimitrov seguir os conselhos da equipa técnica e abdicar do encontro, decisão que confirmou uma meia-final 100% norte-americana entre Tiafoe e Taylor Fritz.
Será a primeira vez desde Wimbledon 2009 que um homem norte-americano chega à final de singulares de um torneio do Grand Slam.
Desde que Andre Agassi venceu Robby Ginepri em 2005 que não havia uma meia-final entre dois jogadores dos Estados Unidos da América em torneios do Grand Slam.
O encontro de sexta-feira será o oitavo da rivalidade profissional entre Tiafoe e Fritz, que se conhecem desde os 14 anos. Fritz lidera o frente a frente por 6-1 e venceu os últimos seis encontros, com o triunfo de Tiafoe a dizer respeito à edição de 2016 do ATP Masters 1000 de Indian Wells.