Adrian Andreev conquista primeira edição da CT Porto Cup ao bater favorito na final

MoveSoundClick/FPT

PORTO – O búlgaro Adrian Andreev (261.º ATP) conquistou a primeira edição da CT Porto Cup. Numa final frente a Carlos Taberner, 234.º e quarto cabeça de série, o quinto pré-designado impôs-se em 1h48 com os parciais de 6-3 e 6-0.

Aos 23 anos e depois de uma primeira final perdida este ano no ATP Challenger Tour, Adrian Andreev saiu da cidade invicta e do Clube de Ténis do Porto com o primeiro título na categoria e o terceiro do palmarés ao repetir o triunfo de fevereiro, em Tenerife, frente ao espanhol de 27 primaveras.

Taberner apareceu como o grande favorito para esta final. O ex-85.º da tabela estava numa série de nove vitórias consecutivas e 13 nos últimos 14 encontros, todos em agosto. O objetivo passava por igualar Todi, de dia 17, mas acabou por ficar com o mesmo resultado de Cordenons da semana anterior e assim cedeu a quinta das 12 decisões no nível intermédio do ténis profissional masculino.

O primeiro parcial de mais de uma hora foi fulcral para o desfecho, até porque depois disso os níveis físicos e anímicos de Taberner caíram a pique, acabando por pagar a fatura dos vários embates nas pernas no presente mês e da semana com duelos mais longos. Andreev venceu a prova sem perder sets e sentiu muito bem a bola no derradeiro compromisso do torneio.

O antigo número dois mundial de sub 18 inverteu uma desvantagem de 3-1 no set inaugural e salvou cinco preciosos break points para sair por cima: dois a 3-3 e três chances do jogador de Valência no nono e último jogo.

Pouco astuto taticamente, Carlos Taberner jogou excessivamente para a esquerda de Andreev, claramente o ponto mais forte, sobretudo através da favorita pancada de direita inside out. Mais confortável nos extensos braços de ferro do fundo do court, o búlgaro foi quase sempre o mais agressivo, muitas das vezes logo a partir da resposta ao serviço, amelhando 75% de pontos no segundo serviço do adversário.

Com o primeiro parcial no bolso, Adrian Andreev disparou para o momento mais importante da carreira, encerrado com 11 jogos consecutivos e com celebração a condizer com a ocasião. Esta segunda-feira vai saltar para o posto 203 do ranking, a 20 do melhor já logrado pela outrora estrela do circuito júnior.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share