Três semanas depois de terem levado Portugal à final do Campeonato da Europa por Equipas, Gonçalo da Rosa Castro e Salvador Monteiro vão estar em lados opostos da rede para discutirem o título de campeão nacional de sub 16 no Complexo de Ténis do Jamor, onde confirmaram o favoritismo até à final.
Primeiro cabeça de série, Gonçalo da Rosa Castro (nono classificado no ranking da Tennis Europe) levou a melhor sobre Diogo Serafim por 6-2 e 6-1 para inscrever o nome na final, a que chega sem perder sets.
Nos dias anteriores, o jogador do Sport Club do Porto venceu Miguel Pequito por 6-0 e 6-2, Salvador Almeida por 6-2 e 6-0 e Duarte Sanches por 6-1 e 6-0.
Igualmente autoritário foi o triunfo de Salvador Monteiro, segundo pré-designado (58.º na tabela internacional), que chegou à decisão com um triunfo por 6-0 e 6-2 contra Rodrigo Leal, o outro elemento da seleção nacional que brilhou em Le Touquet, França, no início do mês.
Formado na Escola de Ténis da Maia, o jogador do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis também não perdeu sets a caminho da final: iniciou a campanha com uma vitória por 6-1 e 6-0 sobre Tiago Lima, depois superou Tomás Vilaça por 6-1 e 6-2 e ainda Lourenço Silva e Costa por 6-1 e 6-3.
Salvador Monteiro foi campeão nacional de sub 12 em 2020 e campeão nacional de sub 14 em 2022, enquanto Gonçalo da Rosa Castro procura o primeiro título de campeão nacional. Há um ano, terminou este mesmo torneio como finalista depois de vencer o colega de seleção por 6-1, 2-6 e 7-6(0) nos quartos de final.