PORTO – O búlgaro Adrian Andreev, 261.º ATP e sexto cabeça de série, acabou de garantir a primeira vaga na final da edição inaugural da CT Porto Cup depois de superar o espanhol Nikolas Sanchez Izquierdo (331.º) com os parciais de 6-4 e 6-1.
Num encontro entre parceiros de pares esta semana na cidade invicta, o antigo múmero dois mundial de sub 18 celebrou ao cabo de 1h35 para atingir a segunda final no ATP Challenger Tour da carreira.
Para arrecadar o primeiro título na categoria e fazer melhor do que em Zadar no passado mês de março, Adrian Andreev terá de superar na decisão deste domingo (11 horas) o vencedor do embate entre o também o espanhol Carlos Taberner e o argentino Santiago Rodriguez Taverna, uma segunda meia-final entre pré-designados.
O quarto sucesso no torneio, sempre sem ceder sets, impediu a primeira final Challenger para Izquierdo (voltou a perder uma semifinal em solo nacional, tal como em Braga em 2021) e para isso amealhou cinco breaks em 10 chances, salvou seis das sete do catalão, massacrou os segundos serviços do opositor (70% de aproveitamento) e utilizou a sua forte esquerda quer ao longo da linha, quer ao variar a velocidade de bola – alguns slices e amorties desse lado.
Depois de quatro incursões por Oeiras este ano sem dar nas vistas, e de várias outras por Portugal ao longo dos anos com igual insucesso, Adrian Andreev conseguiu, finalmente, uma boa semana num país que diz gostar.
A final da CT Porto Cup será a oitava da carreira a todos os níveis. O saldo neste momento está em dois títulos para cinco troféus menores.