Ex-top 100 Carlos Taberner encabeça meias-finais da CT Porto Cup

O espanhol Carlos Taberner lidera o elenco de semifinalistas da edição inaugural da CT Porto Cup, novo torneio do ATP Challenger Tour que a Federação Portuguesa de Ténis e o Clube de Ténis do Porto organizam até domingo e que já este sábado coroará os campeões de pares.

Habituado a jogar em Portugal, o tenista valenciano deu mais um passo importante em direção à terceira final consecutiva ao vencer o croata Dino Prizmic (347.º e 155.º há um ano, o mesmo em que venceu o torneio júnior de Roland-Garros) por 6-3, 1-6 e 6-3.

Atualmente no 234.º lugar de um ranking em que já foi 85.º, classificação que faz dele o quarto cabeça de série, Taberner salvou os cinco pontos de break que enfrentou na terceira partida (e nove em todo o encontro), travou o momentum do jovem adversário e aproveitou os dois que criou para celebrar a oitava vitória consecutiva e 12.ª nos últimos 13 encontros.

Finalista em Cordenons e campeão em Todi nas últimas duas provas que disputou, já neste mês, Taberner procura a 11.ª final Challenger da carreira e segunda em Portugal, quatro anos depois de ter perdido a final do Maia Open para Pedro Sousa.

A meia-final deste sábado será a 25.ª no circuito secundário e do outro lado da rede estará o adversário que venceu há duas semanas (6-4 e 6-3) para selar o regresso aos títulos passado um ano: o argentino Santiago Rodriguez Taverna, número 237 mundial (foi 157.º) e quinto cabeça de série.

Finalista de um ITF em Sintra há três anos, Taverna nasceu há 25 em Buenos Aires, a cidade onde em janeiro de 2022 conquistou o único título Challenger do palmarés. Desde aí seguiram-se outras três decisões, sempre sem glória, e esta sexta-feira aproximou-se de mais uma final ao abrir a programação do Court Central com um triunfo por 7-5 e 7-5 sobre o italiano Enrico Dalla Valle (280.º), carrasco de Jaime Faria no dia anterior.

A outra meia-final também terá um cabeça de série e um jogador que já chegou longe numa prova em Portugal. Adrian Andreev (261.º) é o sexto candidato ao título e vai enfrentar Nikolas Sanchez Izquierdo (331.º), semifinalista do Braga Open de 2021 — a primeira de agora cinco meias-finais Challenger.

Andreev assinou a primeira vitória do dia ao colocar um ponto final na campanha do qualifier israelita Daniel Cukierman (responsável pelos afastamentos de Francisco Rocha no qualifying e Frederico Silva já no quadro principal) com os parciais de 7-6(7) e 6-4 após anular um set point no primeiro e recuperar de um break de desvantagem no segundo.

O resultado foi exatamente o mesmo do encontro ganho por Sanchez Izquierdo, que também salvou um set point a caminho do triunfo contra Daniel Masur (294.º). Na véspera, o germânico negou ao portuense Henrique Rocha a possibilidade de alcançar, em casa, os primeiros quartos de final de um Challenger em Portugal.

O búlgaro tenta carimbar o apuramento para a segunda final Challenger da carreira de forma a manter viva a perseguição ao primeiro título, pois foi vice-campeão em Zadar já esta época. Para o catalão, o terreno é ainda mais desconhecido, pois nova vitória significará o primeiro apuramento da carreira para uma decisão desta dimensão.

No sábado, a partir das 11 horas, Andreev e Sanchez Izquierdo disputam a primeira meia-final. Logo a seguir, Taberner e Rodriguez Taverna decidem a segunda vaga na final.

O dia terminará com a coroação dos primeiros campeões de pares desta CT Porto Cup, discussão que será entre as duas duplas mais cotadas da prova: o monegasco Romain Arneodo e o francês Theo Arribage são os primeiros cabeças de série, o israelita Daniel Cukierman e o polaco Piotr Matuszewski os segundos.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share