PORTO – Dia negro para as cores portuguesas no Clube de Ténis do Porto. Depois das derrotas de Rodrigo Cruz e Francisco Rocha nos quartos de final de pares e de Henrique Rocha na segunda ronda do quadro individual, Jaime Faria também se despediu da CT Porto Cup nesta quinta-feira.
Frente ao italiano Enrico Dalla Valle (280.º), o número dois nacional perdeu pela mais ínfima das margens com os parciais de 6-1, 3-6 e 7-6(5) com o relógio a marcar 2h45 de um grande duelo.
Faria andou sempre atrás do marcador, muito também devido ao pouco aproveitamente de break points: em todo o encontro, o lisboeta apenas concretizou duas de 14 chances e o primeiro set aparentemente desnivelado foi igualmente marcado pelo desperdício de dois jogos de resposta a partir de posição de 0-40, um deles logo o primeiro do compromisso.
Depois de restabelecida a igualdade de 1-3 de desvantagem, o terceiro set foi o melhor dos três e contou com muita emoção e até alguma tensão entre ambos. Após novo 0-40 não aproveitado no sétimo jogo, Jaime Faria sobreviveu até ao tie-break ao servir a um nível bastante elevado nos momentos mais importantes, nomeadamente em dois dos quatro match points contra no décimo jogo. Com muita coragem nessas ocasiões, mesmo com a direita desafinada, o tenista de 21 anos empurrou a decisão para os ‘penáltis’.
Só que no desempate por tie-break, Enrico Dalla Valle voltou a comandar desde o instante inicial. Faria esboçou nova recuperação, mas cedeu os derradeiros três pontos para se despedir do Clube de Ténis do Porto ao sexto ponto de encontro, não repetindo os feitos do Indoor Oeiras Open 1 (quartos de final), Oeiras Open 125 (meias-finais), Oeiras Open 4 (título) e Porto Open (meias-finais).
Enrico Dalla Valle está a adorar as condições de jogo mais pesadas e agendou duelo contra o argentino Santiago Rodriguez Taverna, 237.º e quinto pré-designado. O tenista das pampas venceu o austríaco Lukas Neumayer (320.º) por 6-3 e 6-4.