Jaime Faria é o primeiro português a vencer no quadro principal da CT Porto Cup

MoveSoundClick/FPT

PORTO — Demorou, mas chegou: Jaime Faria assinou, no início de tarde desta terça-feira, a primeira vitória de um tenista português no quadro principal da CT Porto Cup, onde ainda antes de entrar em court passou a ser o jogador melhor classificado entre os que estão em prova.

O número dois nacional (está no 155.º lugar do ranking ATP, a melhor classificação da carreira) esteve a vencer confortavelmente, mas tirou o pé do acelerador e acabou por ter de recuperar de 2-6 no tie-break para vencer o italiano Lorenzo Giustino (275.º e ex-127.º) com os parciais de 6-1 e 7-6(7).

De regresso à terra batida depois de uma passagem fugaz pelo qualifying do US Open, Faria confirmou o estatuto de segundo cabeça de série (o primeiro, Roca Batalla, foi eliminado logo de manhã) em 83 minutos, mas teve condições para celebrar mais cedo a primeira vitória portuguesa no quadro principal do novo torneio: embalado por um primeiro set em que roçou a perfeição e conseguiu aproveitar os erros do adversário, o lisboeta serviu para liderar por 6-1 e 4-1, mas foi quebrado pela primeira vez e Giustino não largou o osso até ao tira-teimas.

A quebra de concentração colocou o jovem português numa situação comprometedora e obrigou-o a enfrentar quatro set points consecutivos no tie-break, que fechou ao vencer sete dos últimos oito pontos.

Depois da desistência de Duarte Vale e das desistências de Gastão Elias e, já esta terça-feira, de Frederico Silva, a vitória de Jaime Faria estancou a tendência negativa para a comitiva lusa nas últimas horas.

Maior candidato à vitória neste torneio, o segundo melhor português da atualidade jogará a segunda ronda com o italiano Enrico Dalla Valle (280.º), responsável pela eliminação do libanês Hady Habib (260.º) com os parciais de 7-6(5) e 6-3.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share