PORTO – Ainda não há jogadores portugueses a vencer no quadro principal da CT Porto Cup. Um dia depois da derrota de Gastão Elias e da desistência de Duarte Vale ainda antes de entrar em court, Frederico Silva (478.º ATP) também ficou pelo encontro de estreia.
Frente ao qualifier israelita Daniel Cukierman (541.º), carrasco de Francisco Rocha na fase preliminar, Frederico Silva cedeu com os parciais de 7-6(4) e 7-6(5) numa dura batalha de 2h32.
Um dos wild cards da competição, o tenista natural das Caldas da Rainha ainda conseguiu recuperar quando viu o opositor servir para fechar o duelo a 5-4 – instantes depois de Cukierman ter concretizado o primero break do embate, volvidas sensivelmente duas horas de confronto -, mas alguns erros não forçados em ambos os tie-breaks (chegou a dispor de vantagem nos dois) sentenciaram o encontro da primeira ronda em favor do jogador de Tel Aviv.
Frederico Silva ainda vai permanecer no Clube de Ténis do Porto para competir em pares com João Domingues. Cukierman vai medir forças na segunda eliminatória contra o jovem checo Jonas Forejtek, antigo número um mundial de sub 18.
O 328.º do ranking impôs-se em 2h35 contra Oriol Roca Batalla, primeiro cabeça de série da CT Porto Cup (156.º) e atual campeão do Braga Open, com os parciais de 6-2, 4-6 e 7-5 num dos bons frente a frentes da ronda inaugural.