Ex-top 70 ATP arranca CT Porto Cup com triunfo frente a substituto de Duarte Vale

PORTO – Gianluca Mager, sétimo cabeça de série na CT Porto Cup, bateu esta terça-feira o lucky loser ucraniano Oleksii Krutykh (494.º ATP) com os parciais de 6-4 e 7-6(4) para atingir a segunda ronda na cidade invicta.

Inicialmente, o antigo 62.º da hierarquia (atual 265.º) ia medir forças com o português Duarte Vale, forçado a desisitr na véspera devido a uma gastroenterite.

Vencedor de seis troféus Challenger (um em 2024) e finalista do ATP 500 do Rio de Janeiro em 2020, Mager é o tenista com melhor palmarés dos que sobrevivem no Porto. Na segunda ronda terá um duelo escaldante face à promessa croata Dino Prizmic, carrasco de Gastão Elias (ex-57.º).

Santiago Rodriguez Taverna é outro dos mais cotados (quinto) do quadro e prevaleceu no derradeiro encontro da ronda inicial, que foi o melhor de todos. Num grande duelo, o argentino de 25 anos (237.º) celebrou em 2h29 contra o belga Buvaysar Gadamauri. Apesar de vir do quadro preliminar e de ser somente o 640 melhor tenista do mundo, Gadamauri evidenciou muito nível e chegou a servir para amealhar o frente a frente a 5-3, mas Taverna arrancou algum do seu melhor ténis para empurrar o set para o tie-break e vencer por 6-3, 2-6 e 7-6(4).

O adversário nos oitavos de final para o tenista das pampas será o austríaco Lukas Neymayer (320.º), que inverteu uma desvantagem para superar o alemão Sebastian Fanselow (330.º), que reside em Portugal há vários anos, por 4-6, 6-2 e 6-1.

Ergi Kirkin, 287.º ATP e oitavo pré-designado, não seguiu pelo mesmo caminho e foi derrotado facilmente pelo espanhol Nikolas Sanchez Izquierdo (331.º), antigo semifinalista do Braga Open (2021), por esclarecedores 6-3 e 6-0. Izquierdo terá agora de suplantar o qualifier Hynek Barton, finalista em Vale do Lobo na época passada, para regressar a quartos de final em provas portuguesas. O checo (488.º) ultrapassou o russo Ivan Gakhov (298.º) por duplo 6-2.

Os também qualifiers Mate Valkusz e Moez Echargui, que na véspera venceram na fase preliminar Pedro Araújo e Tiago Pereira, avançaram igualmente para a segunda ronda. O húngaro Valkusz, antigo líder mundial de sub 18 e campeão de uma prova ITF neste mesmo Clube de Ténis do Porto em 2018, bateu o alemão Marvin Moeller (345.º) por 6-2 e 6-4. O tunisino Echargui precisou de 3h52 para celebrar frente a Gerard Campana Lee (440.º), também proveniente do qualifying, por 6-7(4), 6-4 e 6-3.

Mate Valkusz (420.º), que não competia há três meses e não vencia desde o Australian Open de janeiro, vai digladiar-se com um dos cabeças de série, o búlgaro Adrian Andreev (sexto); Moez Echargui também vai defrontar um dos favoritos ao troféu do próximo domingo, o espanhol Carlos Taberner, quarto pré-deignado e antigo top 100 ATP.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share