PORTO — A jornada desta segunda-feira na CT Porto Cup não sorriu às cores portuguesas e terminou com a derrota de Gastão Elias (313.º ATP), a quarta em quatro encontros com jogadores “da casa” no novo Challenger do Clube de Ténis do Porto.
Depois da desistência de Duarte Vale, o mais experiente dos tenistas lusos foi o primeiro a ir a jogo no quadro principal e não resistiu ao talentoso jovem croata Dino Prizmic, de apenas 19 anos, que triunfou por 6-4 e 7-5 após 2h24.
No último duelo do dia no Court Central, Elias teve break de vantagem nos dois sets, mas perdeu ambos com duplas faltas. O segundo serviço foi precisamente um dos aspetos comprometedores, com o jogador da casa a vencer apenas 35% dessas jogadas e a facilitar a pressão de Prizmic, campeão júnior de Roland-Garros na temporada transata e meses depois 155.º classificado no ranking ATP (atualmente ocupa o 347.º lugar depois de ter perdido os pontos do primeiro título Challenger).
Esta foi apenas a segunda vez em 2024 que Gastão Elias perdeu na primeira ronda de um torneio Challenger disputado em Portugal, novamente em terra batida (tal como no Oeiras Open 125 de abril).
O recordista luso de finais (10) e títulos (23) no ATP Challenger Tour era de longe o mais experiente de todos os que chegaram ao Clube de Ténis do Porto para disputar a nova CT Porto Cup, mas despede-se do histórico palco da cidade invicta sem triunfos. Segue-se a viagem até Sevilha (Espanha), Génova (Itália) ou Tulin (Áustria) para disputar, na próxima semana, mais um torneio do circuito secundário.
Pelo Porto, a representação portuguesa no quadro de pares fica a cargo dos três jogadores que entrarão em ação na terça-feira: Jaime Faria (segundo cabeça de série), Henrique Rocha (terceiro) e Frederico Silva.