PORTO – Carlos Taberner e Adrian Andreev foram os primeiros cabeças de série a competir na CT Porto Cup e carimbaram o acesso à segunda ronda depois de triunfos em dois sets.
Carlos Taberner, 234.º ATP, antigo 85.º, ultrapassou o italiano Franco Agamenone (319.º, ex-108º) por 7-5 e 6-4 em 1h58, mas precisou de inverter uma desvantagem de 4-1 no primeiro parcial depois de não ter conseguido salvar o único break point que enfrentou em todo o duelo.
A entrada autoritária do espanhol na cidade invicta confrma a excelente fase do finalista do Maia Open de 2020. Em março chegou a cair para o posto 407 sem praticamente amealhar encontros ganhos, agora chegou ao Porto com duas finais nos últimos dois torneios – a derradeira prova que disputou venceu-a, em Todi (17 de agosto), pelo que o triunfo desta segunda-feira foi a sexta vitória consecutiva e décima nos últimos 11 compromissos para o quarto pré-designado.
Quanto ao búlgaro Adrian Andreev, sétimo favorito ao título em virtude do 261 lugar na hierarquia, bateu o espanhol David Jorda Sanchis (362.º) com um duplo 6-4, num embate transferido para o Court Central do Clube de Ténis do Porto mal foi conhecida a desistência de Duarte Vale. Andreev recuperou de um 0-2 no segundo set para vencer em 1h42.