PORTO – Já arrancou a primeira edição da CT Porto Cup, o sexto torneio do ATP Challenger Tour de 2024 em solo nacional. Numa fase de qualifcação com sete tenistas portugueses, Francisco Rocha e Diogo Marques foram os primeiros a ir a jogo, mas acabaram ambos por ceder quase em simlutâneo em dois sets.
A competir em ‘casa’, Francisco Rocha (722.º ATP) inaugurou o court central do Clube de Ténis do Porto e não resistiu ao israelita Daniel Cukierman (542.º), perdendo por duplo 6-2 sem conquistar qualquer jogo no serviço contrário. Quanto ao setubalense Diogo Marques (955.º), venceu mais um jogo (6-2 e 6-3), mas também foi derrotado, no caso perante o belga Buvaysar Gadamauri (624.º).
Ambos alternates da fase de qualificação, tanto Rocha como Marques chegaram em boas fases à CT Porto Cup: no penúltimo torneio disputado, o Eupago Porto Opem ITF M25, Francisco Rocha atingiu a primeira final individual no circuito principal; Diogo Marques apresenta a melhor cotação da carreira fruto de uma meia-final e dois quartos de final a nível ITF (feitos pessoais inéditos) na presente temporada, e na véspera arrecadou o primeiro título do palmarés profissional em Idanha-a-Nova.
Os dois jogadores lusos ainda vão competir pelo menos mais uma vez no torneio, já que ambos estão no quadro de pares. Rocha ao lado do vice-campeão nacional de sub 18 Rodrigo Cruz, Marques vai emparelhar com o colega Pedro Araújo do Olaias Ténis Club.