Henrique Rocha esteve muito perto de adicionar uma vitória à estreia como profissional no US Open, mas acabou derrotado pelo francês Quentin Halys com os parciais de 6-7(3), 6-1 e 7-6(10-4) após 2j35 e deixou o qualifying do Grand Slam norte-americano sem portugueses.
O jovem de 20 anos (esta semana no 166.º lugar do ranking ATP, a melhor classificação da carreira) ainda recuperou de 2-5 no terceiro parcial e forçou um match tie-break decisivo, mas o ténis ofensivo de Halys, 17.º cabeça de série e ex-número 61 mundial, fez a diferença nos momentos decisivos.
A derrota de Henrique Rocha seguiu-se às de Jaime Faria e Francisca Jorge, também na primeira ronda do qualifying, mas no dia anterior, e deixou Nuno Borges (singulares e pares) e Francisco Cabral (pares) como únicos representantes portugueses nesta edição do US Open, ambos nos quadros principais.
Concluída a primeira passagem profissional por Nova Iorque, Henrique Rocha regressará a casa para disputar, na próxima semana, a CT Porto Cup — o novo Challenger no Clube de Ténis do Porto, em terra batida.