Gonçalo Falcão e João Ferreira venceram a final de pares masculinos M30 e conquistaram a primeira medalha de ouro portuguesa no Campeonato do Mundo Individual de Veteranos. Organizado pela Federação Portuguesa de Ténis, o torneio termina este sábado no Complexo de Ténis do Jamor, em Oeiras, com as finais de singulares e, em destaque, Rita Freitas na decisão de W35.
Lado a lado pela quarta vez esta semana, Falcão e Ferreira precisaram pela primeira vez de um match tie-break, mas resistiram aos espanhóis Samuel Arauzo Martinez e Roger Ordeig e venceram pelos parciais de 7-6(4), 4-6 e 10-8 para fazerem a festa em pleno Court Central.
O triunfo desta sexta-feira deu a Falcão um sabor a desforra do dia anterior, em que Arauzo Martinez levou a melhor quer em singulares, quer em pares mistos para negar ao português a repetição do triplete que alcançou há dois anos, quando se estreou em provas veteranas com três títulos em três possíveis.
A medalha conquistada por Gonçalo Falcão e João Ferreira foi a primeira de ouro para Portugal neste mundial, mas a comitiva lusa já tinha amealhado três de bronze (Catarina Ferreira/Inês Moura em pares W40, Gonçalo Falcão em mistos +30 com Mariana Correa e Rita Freitas em pares femininos +35 ao lado de Yuliya Bourim).
Domingos Sousa Coutinho e José Ricardo Nunes também saíram do Jamor com recordações, mas por vencerem as respetivas provas de consolação de M30 e M35.
No sábado, às 10h, serão jogadas as seis finais de singulares, com destaque para a feminina do escalão +35 que colocará frente a frente a portuguesa Rita Freitas e a polaca Barbara Maciocha.