Nuno Borges (39.º classificado no ranking mundial) esteve por duas vezes a um ponto de levar Holger Rune a um terceiro set, mas acabou eliminado na segunda ronda do ATP Masters 1000 de Cincinnati, nos EUA.
O melhor tenista português da atualidade liderou o tie-break do segundo set por 4-1, 7-6 e 8-7, mas não aproveitou nenhum dos dois set points e viu o dinamarquês, atual número 14 mundial (há exatamente um ano chegou ao quarto lugar), fugir com a vitória ainda em duas partidas, graças aos parciais de 6-3 e 7-6(8).
À procura da terceira presença consecutiva em oitavos de final de ATP Masters 1000, Borges entrou completamente ao lado do encontro, cedeu os dois primeiros jogos de serviço e viu-se rapidamente a perder por 0-4. A reação surgiu a tempo de dar outra cor ao primeiro set, mas foi já no segundo, depois de uma quebra derivada do calor que levou Rune a medir a tensão, que o português conseguiu equilibrar verdadeiramente o duelo.
Borges voltou a ser quebrado de entrada e enfrentou novos pontos de break no jogo seguinte, mas superada essa fase manteve-se muito seguro até ao tie-break, em que uma quebra de rendimento considerável na çancada de serviço voltou a comprometer as aspirações, mesmo depois de ter anulado um match point ao 5-6.
Concluída a segunda participação da carreira em Cincinnati, onde chegou pela primeira vez ao quadro principal, Nuno Borges seguirá viagem para Winston-Salem, na Carolina do Norte, a sensivelmente 660 quilómetros de distância.
O maiato de 27 anos obteve entrada direta no derradeiro torneio de preparação (um ATP 250, mas com 48 jogadores ao invés dos habituais 28) para o US Open e até poderá ser cabeça de série, estatuto que também se mantém em cima da mesa para o Grand Slam norte-americano, ainda que dependente de terceiros e com menos probabilidades — a campanha em Cincinnati colocou-o no 35.º lugar do ranking virtual, mas a classificação de segunda-feira só será certa no seguimento dos restantes resultados deste ATP Masters 1000; já o lugar na lista de pré-designados em Nova Iorque teria ainda de depender de desistências de última hora.