OEIRAS – A portuguesa Inês Moura ficou a um triunfo de chegar a uma medalha no Campeonato do Mundo de Veteranos que decorre no Complexo de Ténis do Jamor.
Nos oitavos de final de W40, a tenista de 43 anos precisou de aproximadamente três horas e meia para superar a sueca Johanna Tyreus, quinta cabeça de série, com os parciais de 7-6, 6-7 e 6-3.
Nos quartos de final, e relembre-se que todos os semifinalistas têm como garantia mínima a medalha de bronze, Moura vai enfrentar a grande favorita ao título no escalão: a germânica Manon Kruse, número um mundial de W40 e com quem perdeu a semana passada na prova por equipas pelo mais duro dos resultados. Em caso de desforra, Inês Moura iguala Rita Freitas.
No mesmo quadro, Catarina Ferreira (antiga 456.ª WTA) foi travada pela também alemã Monika Keller, sexta pré-designada e top 10 no escalão, por 6-2 e 6-1. Luzia Elaine Galdeano Aranha não resistiu à canadiana Kasia Poplawska (ex-número três de W40) e cedeu por duplo 6-1.
Nos homens, apenas se disputaram duelos referentes ao quadro M35 e o saldo terminou bastante favorável, já que três dos quatro portugueses seguiram para oitavos de final da competição. João Ferreira continua imparável e arrasou o brasileiro Eidy Igarashi, carrasco de José Ricardo Nunes na segunda ronda, por 6-1 e 6-0 em pleno Court Central do Jamor; Filipe Sustelo venceu o neerlandês Stijn Sprinkhuizen pelo mesmo resultado; Diogo Moniz voltou a celebrar e neste caso necessitou de uma grande batalha para derrotar o australiano Geoffrey Herbet (13.º cabeça de série) por 6-1, 3-6 e 6-4; já Miguel Costa perdeu por duplo 6-0 contra Anton Stepakhno, segundo favorito ao título.
Ferreira, Sustelo e Moniz ficam, deste modo, a dois triunfos adicionais de subir ao pódio no escalão.