A seleção nacional de sub 16 sagrou-se, esta quarta-feira, vice-campeã europeia ao perder a final com a Alemanha, um resultado que ainda assim se traduz na melhor campanha de sempre para Portugal neste escalão.
Depois de vitórias contra a Eslovénia e a anfitriã França em Le Touquet, a equipa portuguesa não resistiu à seleção germânica e perdeu os dois encontros de singulares: no primeiro, Salvador Monteiro cedeu por 6-2 e 6-3 perante Niels McDonald; no segundo, Gonçalo da Rosa Castro perdeu por 6-1 e 6-1 contra Diego Dedura-Palomero.
A equipa portuguesa fica completa com Rodrigo Leal e com o treinador João Zanatti, esta semana no lugar do habitual capitão, Vítor Ferreira.
Portugal garantiu a presença na fase final do Campeonato da Europa ao terminar a fase de grupos como finalista da Zona B, em Hamburgo. E ao superar o primeiro desafio já em Le Touquet assegurou a participação na fase final da Taça Davis Júnior (sub 16), que acontecerá entre os dias 11 e 17 de novembro em Antália, na Turquia.