OEIRAS – A precisar de uma vitória para superar a fase de grupos do Campeonato do Mundo de Veteranos, as seleções portuguesas de W35 e W40 voltaram a triunfar e garantiram uma vaga nas meias-finais da competição.
A equipa W35 foi a primeira a atingir o bilhete para as quatro melhores da prova depois de bater os Estados Unidos da América em pleno Court Centrao do Complexo de Ténis do Jamor. Ekaterina Lopes (ex-136.ª WTA) derrotou Kristen Anne Bleakley por 6-3 e 6-0 e a capitã Rita Freitas (campeã do mundo individual de +35 em 2022 neste mesmo palco) selou o sucesso ao ultrapassar Stephanie Kusano Wallace com os parciais de 6-2 e 6-0.
Já sem interferência no resultado, Isabel Chorão e Magali De Lattre (antiga internacional portuguesa e 334.ª do ranking feminino) perderam com Mariana Correa e Mariko Fritz-Krockow por duplo 6-1.
Nas meias-finais de quinta-feira, a equipa de Portugal W35 vai defrontar a congénere francesa à procura de um bilhete para o derradeiro dia da prova. A outra semifinal vai opor a Itália de Alberta Brianti (ex-55.ª WTA e detentora de um troféu na categoria máxima) e Giulia Gatto-Monticone (148.ª como melhor cotação) à Alemanha.
Em W40, frente à França do mesmo escalão, a capitã Neuza Silva (ex-133.ª e atual timoneira portuguesa da Billie Jean King Cup) abriu a eliminatória ao vencer Christelle Duglos por 7-5 e 6-2 e evidenciou no Court 1 do Jamor o ténis artísitico de outros tempos. De seguida, Inês Moura selou o triunfo nacional ao sobrepor-se em cerca de três horas (7-5, 4-6 e 6-4) a Magalie Girard.
No par que fechou a fase de grupos, as visitantes reduziram a diferença graças ao triunfo de Anne-Valerie Evain e Magalie Girard sobre Catarina Ferreira e Isaura Faria por 6-2 e 7-5.
Agora também com um dia de descanso, a seleção de W40 volta a jogo na quinta-feira para as meias-finais contra a Alemanha. Espanha e Estados Unidos da América vão discutir o outro acesso à final.
O sucesso das equipas femininas do Jamor vem um dia após a passagem para os quartos de final (ao ultrapassarem igualmente a fase prévia) dos conjuntos masculinos capitaneados por Pedro Sousa (M35) e Rui Machado (M40). Portugal mantém um registo 100% no Estádio Nacional.