Iga Swiatek voltou a celebrar na terra batida parisiense e apurou-se para as meias-finais dos Jogos Olímpicos de Paris, mantendo viva a perseguição à medalha de ouro num local a que chegou como a grande favorita.
A número um mundial liderava o encontro contra Danielle Collins por 6-1, 2-6 e 4-1 quando a norte-americana desistiu, de forma abrupta e com direito a uma surpreendente troca de palavras recheada de animosidade perto da rede.
Collins está a realizar a última temporada da carreira e era a única norte-americana entre as quartofinalistas, apesar do país ter começado a competição com quatro jogadoras do top 20 mundial. E chegou a ameaçar uma surpresa em Paris, mas no momento em que igualou o embate quebrou o rendimento, chegando inclusive a ser assistida fora do court antes de abandonar.
Com o resultado desta quarta-feira, Iga Swiatek celebrou a 20.ª vitória consecutiva em terra batida e a 25.ª consecutiva em Roland-Garros, onde venceu quatro das últimas cinco edições.
Apurada para as meias-finais, a polaca fica a um passo de garantir uma medalha. O próximo desafio dá pelo nome de Zheng Qinwen, chinesa que venceu um confronto dramático com Angelique Kerber — significou o fim de carreira da alemã, 36 anos — para igualar o feito de Li Na em Pequim 2008. O frente a frente é totalmente favorável (6-0) a Swiatek.