PORTO — Francisco Rocha não foi capaz de voltar a sorrir no Complexo Desportivo do Monte Aventino e perdeu na primeira ronda do quadro principal do Eupago Porto Open dois dias depois de ter jogado, neste mesmo complexo, a primeira final individual da carreira.
Finalista de um ITF M25, o jovem português de 24 anos (esta semana no 887.º lugar do ranking, mas com a estreia no top 100 assegurada já na segunda-feira) cedeu por 6-1 e 6-4 perante Vadym Ursu (338.º) no primeiro encontro do dia.
O ucraniano foi chamado à última hora para substituir o francês Lucas Pouille, ex-top 10 e quarto cabeça de série, mas nem a mudança de adversário ajudou o portuense a sorrir num palco onde há uma semana celebrou em quatro ocasiões.
Ursu apresentou um estilo de jogo mais agressivo do que os que Rocha enfrentou durante a campanha quase perfeita da semana anterior, pressionando-o desde a linha de fundo e procurando resolver as trocas de bolas em poucas pancadas, o que retirou tempo de reação e desarmou o português. Depois de algum tempo de adaptação, Rocha passou a fazer parte da discussão e equilibrou o segundo parcial, mas um break no 10.º jogo, com uma dupla falta, cortou-lhe as aspirações.
Francisco Rocha foi o primeiro de cinco portugueses a entrar em ação esta terça-feira. Ao longo da jornada ainda irão a jogo Henrique Rocha, João Domingues, Gastão Elias e Frederico Silva, todos com o objetivo de se juntarem na segunda ronda a Jaime Faria, que atuou e venceu no dia anterior.