Mladenovic ultrapassa amiga e vendaval e agarra bilhete para final na Figueira da Foz

Beatriz Ruivo/FPT

FIGUEIRA DA FOZ – A superestrela francesa Kristina Mladenovic, 232.ª da hierarquia WTA, mas antiga top 10 individual e ex-líder do ranking de pares, é a primeira finalista da oitava edição do Figueira da Foz Ladies Open.

Frente à amiga Lina Gjorcheska (219.ª) e face ao forte vento que afetou a qualidade do encontro, a tenista de 31 anos impôs-se por 6-4 e 7-5 em 1h44 e garantiu a primeira final de singulares de 2024.

O embate entre as companheiras de jantar esta semana na Figueira da Foz contou com 16 breaks em 22 jogos e 30 pontos de break entre as duas protagonistas da primeira semifinal.

O parcial parcial teve mesmo nove jogos ganhos por quem respondeu dos 10 disputados, sempre com Mladenovic a correr atrás do marcador, e foi um jogo de serviço ganho pela gaulesa a 4-4 (ainda que após salvar uma chance da melhor tenista da história da Macedónia do Norte) que acabou por decidir o set.

No segundo, as competidoras estabilizam, adaptaram-se melhor às duras condições, mas o sentido do frente a frente já tinha mudado até porque foi a mais credenciada a servir em primeiro lugar. A 5-3, e tal como na véspera, ‘Kiki’ cedeu o ‘saque’ e só sentenciou o duelo uns minutos depois, já no serviço da opositora depois de uma das melhores respostas do encontro.

Mesmo apesar do desperdício inicial, este acabou por ser o único embate da semana resolvido em parciais diretos para a primeira finalista – até às meias-finais tinha celebrado três vezes em três sets e na primeira ronda necessitou mesmo de resgastar dois match points.

À segunda meia-final do ano, Kristina Mladenovic vai um passo mais longe do que no Oeiras Ladies Open de abril (onde atingiu a decisão de pares) e carimba a final inaugural da temporada individual. Uma das melhores em pares dos últimos anos (só em Grand Slams arrecadou nove entre femininos e mistos e tem 28 títulos no circuito maior) vai disputar a primeira conclusão desde dezembro e a segunda desde a final perdida do Porto Open há um ano.

No total, em singulares, Mladenovic vai competir na 22ª final e vai tentar colocar as mãos no segundo troféu mais importante, só atrás do WTA de São Petersburgo , a única das oito finais no patamar principal vencida pela francesa, e de um WTA 125 arrecadado em 2012. Caso triunfe, o Figueira da Foz Ladies Open será o nono título individual de um rico palmarés.

Na final a oponente será ou a japonesa Aoi Ito ou a russa Anastasia Zakharova. Certo é o regresso ao top 200 WTA e mais certo ainda é o bilhete para o ambicionado qualifying do Us Open, um dos grandes motivos para a recusa Olímpica.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share