Vasco Prata continua a aproveitar a interrupção letiva nos Estados Unidos da América para desbravar caminho no circuito mundial e esta quinta-feira apurou-se para os quartos de final de singulares do Eupago Porto Open, que serão os primeiros da carreira no circuito internacional.
Convidado para o quadro principal de singulares na sequência da vitória na Eupago Cup há duas semanas, o jovem lisboeta de 20 anos (atualmente no 1837.º lugar do ranking ATP) deu a volta ao checo Marek Gengel (474.º) para vencer por 3-6, 6-3 e 6-4 após 2h12.
Menos de dois meses depois de ter voltado a conquistar um ponto ATP, o jovem da Universidade da Carolina do Norte, em Charlotte, à qual regressará no final do verão para o último ano, apurou-se pela primeira vez na carreira para uns quartos de final de singulares.
Já com a melhor campanha assegurada, Vasco Prata poderá disputar com um compatriota o acesso às meias-finais, caso Pedro Araújo (547.º) confirme o estatuto de quinto cabeça de série contra o qualifier mexicano Alan Magadan (1399.º).