Mladenovic, Fruhvirtova e Marino avançam para os quartos de final na Figueira da Foz

Beatriz Ruivo/FPT

FIGUEIRA DA FOZ – Numa jornada de quinta-feira marcada pela eliminação das irmãs Francisca Jorge e Matilde Jorge, o que deixou o Figueira da Foz Ladies Open sem tenistas portuguesas, as três maiores vedetas seguiram para os quartos de final da oitava edição do torneio, a segunda como categoria ITF W100.

Kristina Mladenovic (232.ª, antiga top 10 e ex-líder do ranking de pares, variante na qual arrecadou nove Grand Slams entre pares femininos e mistos), Linda Fruhvirtova (139.ª, ex-49.ª) e Rebecca Marino (151.ª, antiga 38.ª) venceram os respetivos segundos compromissos da semana e Mladenovic e Fruhvirtova até agenderam duelo de acesso às meias-finais.

Depois de salvar match points na ronda inaugural, Kristina Mladenovic voltou a precisar de uma dura batalha para se impor. Neste caso foram 2h13 para superar a russa Polina Kudermetova (175.ª e sexta cabeça de série), irmã da ex-top 10 WTA Veronika Kudermetova, com os parciais de 3-6, 6-2 e 6-1, vencendo os derradeiros seis jogos do embate após o break madrugador sofrido no início do set decisivo.

Bem antes disso, a checa Linda Fruhvirtova, terceira pré-designada, desenvencilou-se da francesa Amandine Hesse (246.ª) por 6-2 e 6-4 para reforçar o estatuto de uma das maiores candidatas ao triunfo do próximo domingo.

Mladenovic e Fruhvirtova vão protagonizar um encontro digno de outros palcos, até quem sabe de uma final WTA. Apesar da diferença de idades (31 para a gaulesa, 19 para a checa) e, portanto, das fases distintas na carreira, ambas são detentoras de um título individual no circuito principal.

E se a teenager está a fazer a estreia em Portugal, ‘Kiki’ sabe o que é jogar e ganhar por cá há imenso tempo. Em 2013 arrecadou o antigo Estoril Open em pares, na época passada chegou à final de singulares do Porto Open e já este ano fez final no Oeiras Open WTA 125, decisão perdida para as irmãs Jorge. Na Figueira da Foz já tem garantida uma prova superior à da época transata, na qual cedeu para Francisca Jorge na segunda eliminatória.

Fruhvirtova abriu a jornada no Court Central, Rebecca Marino encerrou-a. A canadiana, segunda cabeça de série, inverteu uma desvantagem prévia de 4-1 (dois breaks) para ultrapassar a australiana Maddison Inglis (230.ª) por 7-5 e 6-2 e marcar encontro com Lina Gjorcheska, da Macedónia do Norte, após a 219.ª da hierarquia feminina derrotar Arianne Hartono, quinta favorita no quadro (163.ª) e campeã do Eupago Porto Open em pares no passado sábado, o oitavo título em solo luso, com os parciais de 4-6, 6-2 e 6-3.

Evialina Laskevich (379.ª, vinda da fase de qualificação) e Lanlana Tararudee (181.ª e oitava cabeça de série), as carrascas das melhores portuguesas da atualidade, vão agora defrontar nos quartos de final, respetivamente, a japonesa Aoi Ito (254.ª) e a russa Anastasia Zakharova, quarta pré-designada e 153.ª do ranking.

Ito bateu a francesa Margaux Rouvroy (235.ª) por 7-5 e 6-4, ao passo que Zakharova foi a primeira vencedora do dia ao ultrapassar a checa Gabriela Knutson (184.ª), gloriosa em Corroios há sensivelmente duas semanas e semifinalista na invicta no passado sábado, com um resultado de 7-6(6) e 6-4, anulando quatro set points no primeiro parcial, três deles consecutivos no tie-break.

Os quartos de final do Figueira da Foz Ladies Open arrancam às 11 horas desta sexta-feira.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share