FIGUEIRA DA FOZ – Pouco mais de duas horas depois da irmã mais nova, Francisca Jorge (177.ª WTA) também foi eliminada na segunda ronda do Figueira da Foz Ladies Open, prova pelo segundo ano consecutivo inserida na categoria 100 da Internacional Tennis Federation.
Semifinalita em 2023, a número um nacional e sétima cabeça de série do torneio ficou duas rondas atrás ao perder para a qualifier bielorrussa Evialina Laskevich (379.ª) com os parciais de 6-3, 3-6 e 6-3.
Francisca Jorge sofreu nove quebras de serviço em todo o encontro e foi essencial para o resultado desfavorável as entradas em falso em todos os parciais: no primeiro, a portuguesa começou a perder por 5-0 e quase foi a tempo da resposta; no terceiro, depois de praticamente o inverso no anterior, Jorge não concretizou oportunidades iniciais em dois jogos de resposta distintos e ficou a perder por 4-1 com dois breaks abaixo. Mesmo apesar de nova reação, Laskevich arrumou o embate em 2h20.
O forte vento prejudicou a qualidade ténistica do frente a frente e foi a menos cotada a melhor a encontrar soluções para contornar os obstáculos e somar o quarto triunfo da semana. Sempre bastante agressiva, a jovem de 19 anos também tirou uso da baixa percentagem de primeiros serviços da vimaranense de 24 primaveras (57% contra 75% de Laskevich) e tal como o fez há sete dias no Eupago Porto Open vai jogar os quartos de final vinda da fase prévia.
Para Francisca Jorge, a derrota na segunda ronda tem como consequência a queda de cerca de 15 lugares na hierarquia feminina para o previsível posto 192. Ainda assim, deverá ser suficiente para completar o ramalhete de provas do Grand Slam e ingressar no qualifying do Us Open daqui a um mês.