Kristina Mladenovic salva dois match points e impõe-se em 3h08 na Figueira da Foz

Beatriz Ruivo/FPT

FIGUEIRA DA FOZ – A francesa Kristina Mladenovic (232.ª WTA) sobressaiu num encontro de 3h08 frente a Justina Mikulskyte (239.ª) com os parciais de 6-2, 4-6 e 7-5 para garantir uma vaga na segunda ronda do Figueira da Foz Ladies Open e cortar numa série pessoal de oito derrotas consecutivas.

Numa batalha tremenda, a antiga top 10 individual e ex-líder do ranking de pares (tem nove Grand Slams no currículo entre pares femininos e mistos) perdeu o controlo do embate a partir do segundo set e precisou de anular uma desvantagem de 5-3 no parcial decisivo. A 5-4, a servir, a gaulesa de 31 anos salvou dois match points no serviço – uma resposta falhada e outro com uma esquerda demasiado longa da melhor tenista da Lituânia – e acabou a vencer os derradeiros quatro jogos do compromisso para celebrar pela primeira vez meados de maio.

Para chegar uma ronda mais longe do que há um ano, Kristina Mladenovic vai ter de derrotar a russa Polina Kudermetova (175.ª e sexta cabeça de série). A irmã mais nova da ex-top 10 Veronika Kudermetova ultrapassou o primeiro encontro ao superar a qualifier australiana Gabriella da Silva Fick (448.ª) por 6-3 e 6-4.

No dia de conclusão da primeira ronda individual, o Court Central do Tennis Club da Figueira da Foz viu uma ex-campeã da prova despedir-se logo no embate de estreia. Jessika Ponchet, 140.ª, principal favorita ao título, vencedora da competição em 2018 e finalista em 2021 na Figueira da Foz, cedeu perante a talentosa compatriota Margaux Rouvroy (235.ª), vitoriosa em Lousada na época passada, com o placar a apontar um fácil e surpreendente resultado de 6-2 e 6-1 em 69 minutos.

Rouvroy espera agora pelo desfecho do frente a frente entre a japonesa Aoi Ito e a antiga número um mundial de juniores Victoria Jimenez Kasintseva, de Andorra, para saber quem defronta no acesso aos quartos de final.

Pelo caminho ficou também outra francesa cotada, a semifinalista da época anterior Harmony Tan (205.ª). A vencedora de três títulos em solo nacional não conseguiu contrariar a qualifier russa Evialina Laskevich (379.ª) e perdeu por 7-6(2) e 6-2, saindo desta quinzena em Portugal sem triunfos – a semana passada levou uma ‘bicicleta’ da compatriota Tessah Andrianjafitrimo, eventual finalista do Eupago Porto Open ITF W75.

Laskevich, quartofinalista na cidade invicta também proveniente da fase prévia, espera pelo embate 100% luso entre Francisca Jorge e Angelina Voloshchuk para saber quem encara esta quinta-feira.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share