10 dias depois de vencer a Eupago Cup, Vasco Prata voltou a brilhar no Complexo Desportivo do Monte Aventino, onde esta terça-feira derrotou um dos melhores juniores da atualidade para inscrever o nome na segunda ronda do quadro principal do Eupago Porto Open. Organizado pela Associação de Ténis do Porto com os apoios da Federação Portuguesa de Ténis e da Câmara Municipal do Porto, este ITF M25 acontece entre 21 e 28 de julho.
O lisboeta de 20 anos inaugurou a participação portuguesa no quadro principal de singulares e logo com motivos para celebrar, ao vencer o polaco Tomasz Berkieta (1175.º classificado no ranking ATP, mas sobretudo número 11 mundial de juniores e finalista de Roland-Garros sub 18 este ano) por 6-4, 3-6 e 6-4 depois de estar a perder por 0-2 no último set.
Com a vitória desta terça-feira, Vasco Prata conquistou pela terceira vez um ponto para o ranking ATP. Na pausa letiva antes de iniciar o quarto e último ano de estudos na Universidade da Carolina do Norte, em Charlotte, o jovem português já tinha regressado ao ranking (esta semana está no 1837.º lugar) na sequência de uma vitória em Setúbal no início de junho.
Na segunda ronda, que só disputará na quinta-feira, terá pela frente Marek Gengel. O checo de 28 anos, número 474 mundial, superou Nikolay Nedelchev em 3h11, graças aos parciais de 5-7, 6-1 e 7-6(9), após anular cinco match points.
Antes, já se tinham celebrado no Complexo Desportivo do Monte Aventino outras duas vitórias lusas, mas no qualifying: Tiago Torres (6-4 e 6-0 ao australiano Ethan Cook) e João Graça (1-6, 6-3 e 10-4 sobre Youssef Kadiri Hassani) completaram com sucesso a passagem pela fase de qualificação e juntaram-se ao elenco do quadro principal.