Frederico Silva: “Voltar aos títulos depois da cirurgia é uma sensação muito boa”

Frederico Silva reencontrou-se com os títulos quase cinco anos depois e reconheceu que a vitória no ITF M25 de Castelo Branco chegou num momento importante por servir de recompensa ao trabalho feito desde que teve de parar de competir para ser operado ao ombro esquerdo.

“Voltar aos títulos é obviamente uma sensação muito boa. Nos últimos torneios já vinha a fazer jogos melhores e já tinha chegado a outras meias-finais, mas ainda não tinha jogado nenhuma final. Conseguir chegar a uma e ganhá-la depois de todo este tempo é muito bom, para além dos pontos que nesta fase também me vão ajudar a subir no ranking, disse ao Raquetc pouco depois de consumar a reviravolta contra Michael Geerts.

Sobre o encontro do título, o caldense de 29 anos reconheceu que entrou “a sentir algum nervosismo e alguma tensão” por estar em jogo o primeiro título desde outubro de 2019, também num ITF. “Já não jogava uma final há algum tempo, mas tentei ir melhorando ao longo do encontro e senti que no segundo set já estava mais solto e comecei a ser mais agressivo. Aos poucos senti que o encontro estava a virar e no terceiro acabei a jogar a um nível bastante bom, que era aquilo de que precisava para o derrotar porque ele teve uma semana muito boa e estava confortável nestas condições.”

Frederico Silva esteve sem competir entre meio de novembro e meio de março para ser operado ao ombro esquerdo e admitiu que os meses seguintes “não foram propriamente fáceis no que disse respeito a encontrar o nível e a melhor forma de competir”. No entanto, a cada semana conseguiu “melhorar alguma coisa e ir voltando ao nível que sabemos que eu consigo produzir e isso fez com que fosse fazendo cada vez melhores encontros e este título também vem como consequência disso.”

Para além do primeiro título desde que venceu o ITF M25 de Tavira em outubro de 2019, o ITF M25 de Castelo Branco também se traduziu no primeiro torneio ganho pelo tenista português desde que trocou as Caldas da Rainha por Lisboa e passou a fazer parte do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis.

“Foram poucos meses desde que voltei a competir, mas a mim pareceu-me bastante tempo até conseguir voltar a ganhar um torneio. Mas sei que às vezes é preciso dar algum tempo e que o mais importante é ir para os torneios com o pensamento certo e a vontade de fazer bons encontros. Esta semana acabou por ser fruto de todo o trabalho que temos feito e para além dos pontos, que são importantes para recuperar o ranking, dá-me mais ritmo e mais confiança para continuar no caminho que tenho de fazer. Na próxima semana há mais e já estou a caminho do Porto porque vou ter de voltar a jogar ao meu melhor nível para ter a hipótese de fazer mais um bom torneio”, concluiu.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share