Nuno Borges voltou a adicionar contornos históricos à semana no ATP 250 de Bastad e apurou-se pela primeira vez na carreira para a final de singulares de um torneio no circuito principal. Quarto português a discutir um título a este nível, o melhor jogador luso da atualidade terá como derradeiro adversário na Suécia o espanhol Rafael Nadal.
A disputar pela primeira vez umas meias-finais desta dimensão, o tenista da Maia (esta semana no 51.º lugar do ranking mundial) não acusou a pressão e confirmou o favoritismo contra o argentino Thiago Tirante (121.º) para vencer por 6-3 e 6-4.
Aos 27 anos, Nuno Borges vai tornar-se no quarto tenista português a jogar uma final de singulares em torneios do circuito ATP, um ano e dois meses depois de ter jogado e vencido a de pares no Millennium Estoril Open de 2022 com Francisco Cabral.
Frederico Gil foi o primeiro, no Estoril Open de 2010, ainda no Jamor, e a ele seguiram-se João Sousa (o único com múltiplas finais, 12, e títulos, 4) e Pedro Sousa.
O derradeiro desafio do jogador do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis não poderia ser maior, dado que no domingo terá, do outro lado da rede, aquele que é apelidado como “rei da terra batida”. Aos 38 anos, Rafael Nadal voltou a resistir a um encontro de três sets e superou o qualifier Duje Ajdukovic para regressar a uma final mais de dois anos depois.
A final está marcada para as 14h locais (13h em Lisboa) e também assinalará o primeiro encontro de Nuno Borges frente a um dos “Big Four”.