Antiga top 30 WTA sai do Eupago Porto Open em dia de embalos de séries vitoriosas

Pedro Loureiro

PORTO – Ficou definido o emparelhamento para os quartos de final da 26.ª edição do Eupago Porto Open, ITF W75. O maior destaque da jornada veio para a eliminação da ucraniana Kateryna Volodko, ex-29.ª WTA, e para a continuação dos percursos vitoriosos da checa Gabriela Knutson e da polaca Maja Chwalinska, ambas vindas de título no passado domingo.

Já com três vitórias na prova, vinda da fase de qualificação, a antiga top 30 (atualmente no posto 320), vencedora de dois títulos WTA e quartofinalista do Us Open de 2009 (bem como campeã do Australian Open de 2008 em pares) cedeu face à russa Anastasia Zakharova, terceira cabeça de série na cidade invicta fruto do posto 153, com os parciais de 6-2, 2-6 e 6-0, no duelo que abriu a programação do Court Eupago.

Zakharova vai enfrentar nos quartos de final desta sexta-feira a francesa Tessah Andrianjafitrimo (599.ª). A antiga 139 WTA venceu pela quarta vez no Complexo Desportivo do Monte Aventino (vem do qualifying) ao superar a australiana Alexandra Bozovic (589.ª) por 4-6, 6-3 e 6-2.

Em grande forma estão Gabriela Knutson e Maja Chwalinska, as duas agora com sete triunfos de empreitada. Knutson arrecadou o ITF de Corroios (terceiro título em Portugal dos cinco que ostenta) e esta quinta-feira derrotou a perigosa suíça Valentina Ryser (236.ª) por duplo 6-2, mas num encontro de elevado nível de parte a parte entre duas tenistas super agressivas; Chwalinska venceu no passado domingo um pouco mais longe (Montpellier) e em terra batida. Na passagem para os hard courts, a amiga da número um mundial Iga Swiatek ultrapassou Antonia Ruzic, 196.ª e sétima pré-designada do torneio, por esclarecedores 6-3 e 6-0 e continua a dar-se com os ares do Porto: neste mesmo local, mas nos torneios em recinto coberto (2022 e 2024, em fevereiro), Chwalinska atingiu duas finais em duas incursões anteriores por cá.

Knutson terá agora pela frente a jovem qualifier russa de 19 anos Evialina Laskevich (421.ª), que bateu a japonesa Aoi Ito (262.ª) por 6-3, 3-6 e 6-0, ao passo que Chwalinska vai digladiar-se contra a mais cotada ainda em prova, a neerlandesa Arianne Hartono (160.ª). A segunda cabeça de série precisou de puxar dos galões para sobressair face à talentosa francesa Alice Robbe (413.ª), vinda da fase preliminar, e triunfou por 0-6, 6-4 e 6-2.

O outro embate dos quartos de final vai opor a tailandesa Lanlana Tararudee (191.ª), que sorriu por 7-6(2) e 6-2 contra a australiana Elena Micic (579.ª), à promissora Maya Joint, também dos antípodas, que aos 18 anos já se encontra no posto 161 da hierarquia feminina e carimbou o acesso pela 13.ª vez a esta fase na presente temporada – a impressionante época já leva dois títulos, uma final cedida e quatro meia-finais. Após vencer facilmente Matilde Jorge na ronda inaugural, Joint precisou de três sets para vergar a macedónia Lina Gjorcheska (222.ª) com os parciais de 6-2, 6-7(6) e 6-3.

Os quartos de final do Eupago Porto Open têm início às 12 horas desta sexta-feira no Complexo Desportivo do Monte Aventino e a entrada é livre a todo o público.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share