PORTO – Finalista da edição de 2023, Kristina Mladenovic foi surpreendida na primeira ronda da presente edição do Eupago Porto Open ITF W75. Perante a compatriota Alice Robbe (413.ª WTA), a antiga top 10 (atualmente 213.ª) cedeu com os parciais de 7-6(3), 0-6 e 6-3 em 2h13.
Num duelo de bastantes oscilações, com 19 breaks no total, a antiga número um mundial de pares (vencedora de nove títulos do Grand Slam entre pares femininos e mistos, bem como do antigo Estoril Open em 2013) nunca encontrou o seu nível e andou sempre atrás do marcador. Ainda assim, serviu para arrecadar o primeiro parcial (6-5), só que um tie-break desastroso comprometeu as aspirações de prosseguir na prova.
As limitações físicas da menos cotada das francesas tornaram o segundo set num flash, mas essas mesmo limitações também transformaram a gaulesa de 24 anos (ex-190.ª e campeã do ITF de Montemor-o-Novo em 2022) numa tenista ainda mais agressiva e com mais incursões à rede (vários serviço-volley) do que a própria especialista de pares do outro lado da rede.
Mladenovic deverá cair cerca de 17 lugares na hierarquia feminina por não ter defendido os pontos da edição transata. A próxima competição da francesa de 31 anos será o Figueira da Foz Ladies Open da semana que se segue, torneio que também repete em relação a 2023 e no qual terá de corrigir vários capítulos do seu jogo, entre os quais a redução de duplas faltas – foram 12 no Complexo Desportivo do Monte Aventino.
Depois de eliminar a grande estrela da 26.ª edição do Porto Open, Robbe vai medir forças esta quinta-feira com outras das grandes favoritas ao título do próximo domingo: a neerlandesa Arianne Hartono, segunda pré-designada e 160.ª WTA.
O início da derradeira jornada da ronda inaugural contou com desfechos distintos para duas cabeças de série: a tailandesa Lanlana Tararudee (quinta e 191.ª) superou a australiana Maddison Inglis (224.ª) por 6-1, 3-0 e desistência (ombro), ao passo que a russa Valeria Savinykh (sexta e 186.ª), semifinalista em Corroios no passado sábado, foi arrasada pela compatriota qualifier Evialina Laskevich (421.ª) por duplo 6-1.