PORTO – A primeira ronda do Eupago Porto Open ITF W75 está a ser madrasta para as maiores vedetas. Depois da derrota da antiga top 10 WTA de Kristina Mladenovic, Tereza Martincova seguiu o mesmo caminho e cedeu na estreia no Complexo Desportivo do Monte Aventino.
Atualmente no posto 243, a checa de 29 anos era 40.ª há dois anos. A tentar regressar a um nível mais consentâneo com o seu valor, Martincova tem passado por Portugal em 2024 e depois das meias-finais em Corroios não foi capaz de vencer na cidade invicta. Ainda esteve encaminhado para tal, mas perdeu com os parciais de 3-6, 7-5 e 6-2 para a australiana Alexandra Bozovic (589.ª).
Bozovic vai agora defrontar a qualifier francesa Tessah Andrianjafitrimo (599.ª), que surpreeendentemente arrasou a compatriota Harmony Tan (199.ª, ex-90.ª) por 6-0 e 6-0, cedendo somente 20 dos 72 pontos do encontro, seis deles com a pancada de serviço.
Elena Micic (6-4, 0-6 e 6-1 sobre Katherine Sebov) e Maja Chwalinska também seguiram para a segunda eliminatória. Esta última ultrapassou Mariam Bolkvadze, finalista em Corroios no domingo, por esclarecedores 6-1 e 6-1. Essa prova no Seixal foi ganha pela checa Gabriela Knutson, que amealhou o sexto sucesso consecutivo no Eupago Porto Open.
A 195.ª do ranking feminino precisou de bater a japonesa Mai Hontama, 110.ª e primeira cabeça de série do torneio, por 6-3 e 6-4, num duelo que dominou do início ao fim fruto da constante agressividade que impõe.
Caso aguente a senda vitoriosa física e mentalmente (algo nunca feito na carreira, como confessou no final), Knutson tem de ser vista como uma das candidatas ao triunfo. Até porque o troféu em Corroios foi o terceiro em solo nacional dos cinco totais do plamarés. Para já vai tentar o acesso aos quartos de final diante da suíça Valentina Ryser.