Foi com contornos épicos que o jovem João Dinis Silva celebrou, esta terça-feira, a conquista do primeiro ponto ATP da carreira ao vencer, aos 17 anos, na primeira ronda do quadro principal de singulares do ITF M25 de Castelo Branco.
O atual vice-campeão nacional de sub 18 (em anos anteriores venceu nos escalões de sub 12, sub 14 e sub 16) resistiu a um duelo de 3h10 com o italiano Tommaso Vola e triunfou por 6-7(5), 7-6(3) e 6-1.
O ITF M25 de Castelo Branco é o 11.º torneio profissional de João Dinis Silva, que nos dias anteriores superou as duas rondas de qualificação (6-1, 3-6 e 10-3 contra o polaco Karol Malirz e 6-3 e 6-3 sobre o compatriota Vasco Prata) para chegar ao quadro principal.
Com este triunfo, o jogador do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis garantiu a estreia no ranking ATP na atualização de 29 de julho, o dia em que serão contabilizados os pontos ganhos em Castelo Branco.
Na segunda ronda, João Dinis Silva vai encontrar o vencedor do encontro entre Gonçalo Oliveira (que este ano passou a representar a Venezuela) e o espanhol Sergio Callejon Hernando (1028.º).