PORTO – A número dois nacional Matilde Jorge (449.ª WTA) ganhou um bilhete para o quadro principal do Eupago Porto Open ITF W75, torneio que marca o arranque de três semanas consecutivas de ténis internacional no Complexo Desportivo do Monte Aventino.
A segunda vitória em dois dias deu-se às custas da norueguesa Olga Helmi (615.º) com os duros parciais de 6-1, 3-6 e 6-4 em 2h11.
Depois de um primeiro set arrasador, a jovem vimaranense de 20 anos, esta semana a competir com a melhor cotação da carreira, baixou o nível de jogo, em especial na pancada de serviço, e precisou de se agarrar com unhas e dentes ao compromisso para anular uma desvantagem de 2-0 e 3-2 (break abaixo) e garantir o acesso à prova principal.
A atravessar um bom momento (dois quartos de final nas últimas três provas disputadas), Matilde Jorge junta-se, assim, às compatriotas Teresa Franco Dias, Sofia Pinto e Carla Tomai no quadro maior, um torneio que terá em Francisca Jorge, número um nacional (176.ª WTA), a grande ausente devido a uma lesão no joelho esquerdo.
Em sentido contrário à mais nova das irmãs Jorge, Maria Garcia (1299.ª) cedeu com os parciais de 6-1 e 6-4 face à russa Ekaterina Yashina (565.ª) e falhou o apuramento, um dia depois de ter logrado um excelente triunfo.