Kristina Mladenovic encabeça Eupago Porto Open com quatro portuguesas e sem Francisca Jorge

Beatriz Ruivo/FPT

PORTO – Não aparece com estatuto de cabeça de série mesmo figurando no posto 213 do ranking WTA, mas ainda assim a francesa Kristina Mladenovic é a tenista com maior palmarés a atuar no Complexo Desportivo do Monte Aventino para o Eupago Porto Open ITF W75, prova que distribui 60.000 dólares em prémios monetários e inaugura a primeira de três semanas de torneios internacionais no mencionado local da cidade invicta.

Antiga top 10 mundial e ex-líder da variante de pares (na qual é uma das mais bem-sucedidas dos últimos anos – são nove títulos do Grand Slam entre pares femininos e mistos), Mladenovic tem passado algum tempo em Portugal agora que a cotação resvalou. O pedigree continua visível e na primeira ronda a jogadora de 31 anos vai medir forças contra a qualifier Alice Robbe (413.º).

Quem vencer o duelo 100% francês terá pela frente ou Arianne Hartomo, segunda pré-designada fruto do 160.º posto, ou a portuguesa Teresa Franco Dias, uma das três wild cards da competição. Sofia Pinto enfrenta outra das candidatas ao título, a russa Anastasia Zakharova (154.ª e terceira cabeça de série), ao passo que Carla Tomai vai encarar a macedónia Lina Gjorcheska (222.ª).

Quanto a Matilde Jorge, qualifier mas a segunda melhor portuguesa do ranking (449.ª), tem também pela frente uma das mais cotadas, a australiana Maya Joint (161.ª e quarta com melhor hierarquia) e pode defrontar Tomai na segunda eliminatória, caso a jovem lusa surpreenda. A mais nova das irmãs Jorge aparece como a figura da casa com mais chances de prosseguir no quadro, em especial devido à ausência de peso da número um nacional Francisa Jorge, a contas com uma lesão no joelho esquerdo.

Mai Hontama (110.ª) aparece como principal favorita ao troféu do próximo domingo, num torneio que conta com várias presenças habituais em torneios nacionais. Além de algumas já mencionadas, destaque igualmente para Harmony Tan (199.ª, oitava pré-designada e com três títulos portugueses no currículo), Gabriela Knutson (195.ª e vencedora em Corroios este domingo, o terceiro troféu em solo nacional dos cinco que possui) ou para Tereza Martincova, 243.ª mas top 40 em 2022.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share