As cinco melhores tenistas portuguesas da atualidade subiram na atualização do ranking WTA desta segunda-feira e entre elas Francisca Jorge, Matilde Jorge e Ana Filipa Santos celebraram as melhores classificações das respetivas carreiras.
Número um nacional, Francisca Jorge subiu cinco posições e chegou ao 176.º lugar, reforçando o estatuto de sexta melhor tenista portuguesa de sempre nos registos WTA e cada vez mais próxima de alcançar o 152.º lugar conseguido por Sofia Prazeres em 1997.
A irmã mais nova, Matilde Jorge, também subiu, ao escalar 22 degraus para alcançar o 449.º posto, reforçando o estatuto de número dois nacional com a melhor classificação da carreira depois de ter alcançado os quartos de final do Seixal Ladies Open (um ITF W50).
A fechar o pódio, Angelina Voloshchuk (734.ª) ganhou 28 posições, mas a movimentação não foi suficiente para celebrar, como as compatriotas, a chegada ao melhor ranking, uma vez que há um mês a jovem de 17 anos chegou a ser 649.ª classificada.
Quem também tem motivos para sorrir é Ana Filipa Santos (830.ª), que graças a um ganho de 15 posições subiu mais alto do que nunca na hierarquia.
Sara Lança foi a outra jogadora a subir (76 lugares, para 1009.ª), uma tendência que se fecha com o fim do top 5: Elizabet Hamaliy, Inês Murta, Maria Garcia, Amália Suciu, Lena Couto, Analu Freitas, Carolina Mesquita e Sana Garakani perderam todas posições, ainda que de forma pouco significativa.