Maria Garcia derrotou Urszula Radwanska no arranque do Eupago Porto Open ITF W75 e juntou-se a Matilde Jorge na segunda e última ronda do qualifying do torneio que marca o início de três semanas consecutivas com ténis internacional a acontecer no Complexo Desportivo do Monte Aventino.
Depois de ajudar a equipa da RacketsPro a subir à primeira divisão do Campeonato Nacional de Equipas ao longo da última semana, a jovem portuguesa de 17 anos (1299.ª classificada no ranking WTA) fez a transição da terra batida do Jamor para o piso rápido do Porto e impressinou ao vencer a polaca, de 33 anos, por 6-4 e 7-5.
Irmã de Agnieszka Radwanska, Urszula Radwanska está atualmente no 427.º lugar da hierarquia mundial, mas chegou a ocupar o 29.º em outubro de 2012 e figurou em duas finais WTA.
Com a melhor vitória da carreira, Maria Garcia marcou encontro na ronda de acesso ao quadro principal com Ekaterina Yashina. A russa é a 10.ª cabeça de série do qualifying e não perdeu tempo no arranque ao derrotar Lena Couto por 6-0 e 6-0.
Quem também venceu nesta primeira jornada foi Matilde Jorge. 24 horas depois de terminar o Seixal Ladies Open como vice-campeã de pares (em singulares chegou aos quartos de final), a número dois nacional e 471.ª WTA superou a russa Anna Semenova (1219.ª) em duas partidas, com os parciais de 6-0 e 7-6(1).
Na segunda-feira, a tenista vimaranense vai discutir a passagem ao quadro principal com Olga Helmi (619.ª).
Em sentido contrário, Angelina Voloshchuk, Ana Filipa Santos, Sara Lança, Amália Suciu e Francisca Laundes não conseguiram sorrir e despediram-se na primeira eliminatória.