Jaime Faria inicia este domingo a primeira participação da carreira em torneios ATP fora de Portugal no qualifying de Bastad, na Suécia, onde tenta juntar-se aos compatriotas Nuno Borges e Henrique Rocha no quadro principal.
O jovem português de 20 anos defende o estatuto de sétimo cabeça de série graças ao 173.º lugar no ranking ATP e tem como primeiro adversário na fase de qualificação o alternate russo Andrey Kutznetsov, que está no 1410.º lugar, mas chegou a ser número 39 mundial em abril de 2016.
Se conseguir ultrapassar a ronda inaugural, Jaime Faria discutirá a passagem ao quadro principal ou com o finlandês Otto Virtanen (147.º), ou com o sueco William Rejchtman Vinciguerra (sem classificação profissional e convidado da organização).
O Nordea Open é apenas o segundo torneio ATP que o jogador do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis disputa. No primeiro, o Millennium Estoril Open, cumpriu precisamente o objetivo a que hora se propõem novamente e “furou” o qualifying antes de cair na primeira ronda do quadro principal.