Carlos Alcaraz volta a derrotar Novak Djokovic e conquista segundo título consecutivo em Wimbledon

Um ano depois, o mesmo desfecho, mas desta vez sem drama: Carlos Alcaraz venceu Novak Djokovic por 6-2, 6-2 e 7-6(4) e conquistou Wimbledon pelo segundo ano consecutivo.

A final de 2023 ganhou contornos épicos e só ficou concluída após 4h42, mas a de 2024 teve um único sentido depois de um jogo inaugural longo (13 minutos) e resolveu-se em 2h27.

Alcaraz pressionou desde muito cedo o serviço do sérvio e destacou-se no aproveitamento da primeira bola para se distanciar no marcador (abriu os dois primeiros sets com quebras de serviço). Djokovic, por sua vez, revelou um desconforto raro no fundo do court e tentou subir à rede, mas foi pouco eficaz na parte mais avançada do relvado (apenas sorriu em 27 das 53 ocasiões) e nunca encontrou a solução para criar as dificuldades necessárias.

Djokovic só quebrou o serviço a Alcaraz numa ocasião, quando o espanhol serviu para o encontro a 6-2, 6-2 e 5-4 com 40-0…

Esta foi a sétima vez na história de Wimbledon que uma final de singulares masculinos se repetiu em anos consecutivos. E tornou-se na terceira final de um Grand Slam com maior diferença de idades entre os protagonistas, os 15 anos e 348 dias de diferença apenas superados pelos 17 anos e 304 de diferença que Jimmy Connors e Ken Rosewall tinham nas finais de 1974 em Wimbledon e no US Open.

Ao vencer, Alcaraz tornou-se no oitavo homem da história e apenas segundo desde o começo da Era Open a vencer as quatro primeiras finais da carreira em torneios do Grand Slam, só superado por Roger Federer, que venceu as primeiras sete. O tenista de Múrcia também se tornou no 13.º a conquistar Roland-Garros e Wimbledon no mesmo ano e sexto na Era Open, seguindo as pisadas de Rod Laver, Bjorn Borg, Rafael Nadal, Federer e Djokovic.

Quem também procurava igualar um recorde de Federer era o sérvio, que este domingo falhou a possibilidade de conquistar o oitavo título em Wimbledon. Mais significativo ainda, o jogador de Belgrado procurava o 25.º título Major em singulares, que teria feito dele o recordista isolado, à frente de Margaret Court.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share