Kika Lima e Afonso Coutinho são dois dos jogadores que garantiram já esta quinta-feira o apuramento para as meias-finais de singulares do Campeonato Nacional de Sub 14, que acontece no Clube de Ténis de Setúbal entre os dias 7 e 14 de julho. Os restantes serão conhecidos na jornada de sexta-feira.
Campeã nacional de sub 12 há dois anos, Kika Lima procura o primeiro título no escalão de sub 14 e deu mais um passo na direção certa ao vencer Sofia Almeida (do ANA Gondomar e terceira cabeça de série) por 6-3 e 6-0.
Com esta vitória, a jogadora do Clube de Ténis do Estoril, quinta favorita, inscreveu o nome nas meias-finais e agendou encontro com Margarida Monteiro.
A principal candidata ao título também representa o Clube de Ténis do Estoril e superou Noa Freitas (a campeã nacional de sub 12 em 2023) ao cabo de duas partidas, por 6-2 e 6-3.
Na metade inferior do quadro, as vagas nas meias-finais serão discutidas por Madalena Fernandes com Inês Escaleira Esteves e Inês Magalhães com Beatriz Angélico, dois encontros marcados para sexta-feira.
No quadro masculino jogaram-se os encontros da metade inferior do quadro, com Afonso Coutinho (da Escola de Ténis da Maia) a agarrar-se ao estatuto de segundo cabeça de série para vencer Duarte Santa Maria por 6-1 e 6-4.
Em busca do primeiro título de campeão nacional, jogará as meias-finais com Vicente Santos, sétimo candidato, que deu a volta a Gonçalo Amorim (o quarto cabeça de série) para triunfar com os parciais de 1-6, 7-5 e 6-4.
Na sexta-feira, o primeiro cabeça de série, Francisco Sardinha, vai medir forças com Gonçalo Ferreira, enquanto Lourenço Correia e António Rodrigues lutarão pelo outro lugar nas meias-finais.
O Campeonato Nacional de Sub 14 realiza-se desde 2016 no Clube de Ténis de Setúbal. Este ano, com mais de 200 participantes, o a organização alargou a ação aos courts do Parque Verde da Bela Vista. A entrada é livre ao longo de toda a semana.