Daniil Medvedev colocou um travão na série de derrotas para Jannik Sinner e afastou o número um mundial em cinco sets para carimbar pelo segundo ano consecutivo a passagem às meias-finais de Wimbledon.
Cinco meses depois de desperdiçar uma vantagem de dois sets a zero em plena final do Australian Open, o russo voltou a disputar cinco partidas, mas desta vez sorriu por último ao vencer por 6-7(7), 6-4, 7-6(4), 2-6 e 6-3.
Foi a sétima vitória de Medvedev no frente a frente, mas Sinner tinha ganho os últimos cinco capítulos.
O encontro ficou marcado pelos problemas físicos do italiano, que logo no início do terceiro set pediu a entrada do fisioterapeuta. Depois de uma longa conversa com o português David Pires, um dos membros da equipa de fisioterapeutas do circuito ATP, o italiano recolheu aos balneários para ser assistido, regressou e esteve perto de arrecadar o parcial para dar outra forma ao encontro, mas Medvedev não largou o osso.
A resposta de Sinner na quarta partida fez de Wimbledon o torneio do Grand Slam com mais quintos sets da história (já são 36 nesta edição), mas na hora das decisões voltou a ser o moscotiva a revelar maior consistência para carimbar a vitória.
Igualado o melhor resultado da campanha em Wimbledon, Daniil Medvedev ficará à espera do vencedor do encontro entre o campeão em título, Carlos Alcaraz, que o travou há um ano, e Tommy Paul para conhecer o adversário de sexta-feira.