Vic Seixas faleceu este sábado aos 100 anos. O norte-americano de ascendência portuguesa venceu Wimbledon em 1953, o US Open em 1954 e era o mais velho vencedor de um torneio do Grand Slam vivo.
Filho de um canalizador dominicano e de uma dona de casa irlandesa, Elias Victor Seixas nasceu em Filadélfia a 30 de agosto de 1923. Nunca passou por Portugal, mas fez questão de dar a conhecer o orgulho do pai pela herança portuguesa e, depois de interromper as carreiras por causa da Segunda Guerra Mundial, voltou a pegar na raqueta e tornou-se no mais português de todos os adultos campeões de torneios do Grand Slam.
- Leitura recomendada: O maior (e mais desconhecido) campeão de ténis português
No obituário publicado no sábado, o website da ATP destaca “a forma física, a velocidade do jogo de pés e os volleys soberbos” como os pilares de uma longevidade histórica. E destaca as 28 participações recorde no U.S. National Championships, o atual US Open.
Seixas fez mesmo a festa em Flushing Meadows no ano de 1954, mas foi em 1953, e no sagrado Centre Court de Wimbledon, que inaugurou o palmarés individual em torneios do Grand Slam. Essa conquista, enquanto amador, valeu-lhe um voucher de 25 libras para gastar numa loja de artigos desportivos em Piccadilly Circus, conta o Público num texto publicado a propósito do 70.º aniversário do triunfo no All England Club.
Para além dos dois títulos individuais, Seixas também conquistou cinco Majors em pares masculinos e oito em pares mistos. A Taça Davis foi sempre uma prioridade e com um registo de 38-17 (24-12 em singulares e 14-5 em pares) fez parte das equipas que disputaram sete finais consecutivas entre 1951 e 1957, todas contra a Austrália e com apenas uma vitória, em 1954 — para a qual contribuiu com um triunfo no primeiro singular e no par que decidiu a contenda.
Começou a jogar ténis aos seis anos com o pai, tenista amador, e na Penn Charter High School também experimentou o basquetebol, o basebol, a corrida e o squash. Mais tarde, na University of North Carolina em que ingressou em 1941, chegou a competir em ténis e em basquetebol.
Em 1971, Vic Seixas foi entronizado no Tennis Hall of Fame.