Final inglório para um grande jogo e para a caminhada de Madison Keys (13.ª WTA) no All England Club. A tenista norte-americana lesionou-se quando estava a um pequeno passo da vitória — servia a 5-2 no terceiro set — frente à italiana Jasmine Paolini (7.ª) e o que era um momento de sorrisos acabou em lágrimas, com Keys forçada a desistir e a sair derrotada por 6-3, 6-7(6) e 5-5 ret.
A transalpina, em busca dos primeiros quartos de final na prova, arrancou melhor e aproveitou os vários erros da adversária para se adiantar com set e break de vantagem. Nessa altura, a perder por 3-6 e 0-1, Keys elevou o nível de jogo e embora tenha continuado a cometer mais erros do que Paolini, também subiu a produção de winners. Com cinco jogos de uma assentada, o terceiro set parecia um dado adquirido.
Contudo, Keys colapsou. Desperdiçados dois set points quando serviu a 5-1, a norte-americana foi quebrada por duas vezes, viu o resultado chegar ao 5-5 e ainda teve que eliminar um break point para chegar ao 6-5. O drama final, no entanto, foi favorável às pretensões da menor cotada, que confirmou mesmo a vitória no tiebreak.
O maior golpe de teatro veio depois. A remontada parecia muito bem encaminhada e Keys liderava por 5-2, com dois breaks de vantagem. A número 13 mundial começou depois o jogo de serviço que podia encerrar o encontro… e lesionou-se. Um problema físico na coxa esquerda apareceu na pior altura possível, afetando a movimentação da tenista de 29 anos a um nível extremo. Jogo a jogo, Paolini reentrou na discussão e, com o resultado em 5-5, Keys atirou a toalha ao chão e desistiu.
A viver a melhor temporada da carreira aos 28 anos, Jasmine Paolini vai jogar na relva de Wimbledon os primeiros quartos de final num Major disputado na superfície. Madison Keys, quartofinalista em 2015 e 2023, volta a ver o azar bater-lhe à porta.