30 anos depois, a campeã em título de Wimbledon voltou a cair na primeira ronda.
Marketa Vondrousova repetiu em 2024 o que Steffi Graf viveu em 1994 e foi surpreendida logo no início da defesa do título ao perder por claros 6-4 e 6-2 com Jessica Bouzas Maneiro, espanhola de 21 anos que está no 83.º lugar do ranking WTA e já conquistou títulos em Portugal, o mais recente no início desta época.
Campeã de um ITF W25 na Quinta do Lago em outubro de 2022 e de um ITF W75+H no Porto em janeiro de 2024, a tenista galega celebrou, de uma só vez, a primeira vitória em quadros principais de torneios do Grand Slam, a primeira vitória contra uma top 10 mundial e a primeira vitória na relva.
Um ano após ter conquistado o título mais importante da carreira, Vondrousova regressou a Wimbledon com a preparação encurtada por uma lesão na anca direita sofrida durante o WTA 500 de Berlim. Sexta cabeça de série, a checa ficou muito aquém do seu melhor e cometeu 28 erros não forçados, praticamente metade dos pontos ganhos por Bouzas Maneiro (61) durante todo o embate.
Esta é apenas a segunda vez desde o início da Era Open (1968) em que a campeã em título de Wimbledon é eliminada na ronda inaugural. Em 1994, a então tricampeã Steffi Graf caiu perante Lori McNeil.
Além do título no Porto ainda no primeiro mês do ano, Bouzas Maneiro também venceu um W50 em Morelia, no México, e já em março ergueu o maior título da carreira ao vencer um WTA 125 em Antália, na Turquia.
A próxima adversária até pode ser uma compatriota, caso Cristina Bucsa (64.ª), que também já disputou e venceu várias finais ITF no nosso país, passe pela romena Ana Bogdan (57.ª).