O português Mário Trindade continua a somar vitórias e esta segunda-feira somou a primeira na fase de grupos da categoria quad do Setúbal Wheelchair International Open, o segundo torneio internacional de ténis em cadeira de rodas (dotado de 3.000 euros em prémios monetários e pontuável para o apuramento para os Jogos Paralímpicos de Paris) organizado no Clube de Ténis de Setúbal.
Dois dias depois de vencer o XI Open Baía de Setúbal, Mário Trindade (que aos 49 anos joga apenas o quinto torneio internacional e o terceiro na categoria quad) voltou a sorrir ao superar o espanhol Julian Ortega Montero (68.º classificado na hierarquia mundial da categoria) em três partidas, com os parciais de 2-6, 6-3 e 7-5 a darem-lhe a reviravolta.
Com este resultado, o jogador do Viseu Royal Tennis Club juntou-se ao espanhol, ao colombiano Daniel Alejandro Campaz Esbocare e ainda ao francês Jerome de Meyere no grupo de jogadores que já venceram. O desafio de terça-feira será contra o brasileiro Vinicius Pontes, que venceu por claros 6-1 e 6-0 na semana passada para ficar com o título no primeiro torneio.
Os restantes quadros já não têm tenistas portugueses envolvidos.
No masculino, onde Carlos Leitão foi o único jogador “da casa” a vencer antes de ser travado numa jornada dupla, as meias-finais serão protagonizadas pelos quatro jogadores mais cotados: o francês Gaetan Menguy (27.º e campeão na semana passada) contra o chileno Brayan Tapia (46.º) e o espanhol Enrique Siscar Meseguer (41.º) frente ao alemão Anthony Dittmar (51.º).
João Sanona, que joga em casa, e João Couceiro ainda chegaram aos quartos de final da variante de pares com uma muito autoritária vitória (6-0 e 6-0) no encontro ibérico com Albert Faura e Julian Ortega Montero, mas acabaram travados (6-1 e 6-0) pelos principais candidatos ao título, Jakub Dominik Bukala e Brayan Tapia. José Machado de Sousa, isento da primeira ronda ao lado de Abou Konate, perdeu por 6-0 e 6-0 com Gaetan Menguy e Roland Nemeth.
No quadro feminino também estava em aberto um cenário com as quatro favoritas nas meias-finais, mas apenas a terceira cabeça de série, Jade Lanai (43.ª), resistiu. A brasileira vai medir forças com Zuleinny Rodriguez Trujillo (47.ª), que derrotou Mariska Venter (38.ª), e na metade oposta o apuramento para a final será discutido entre Christina Pesendorfer (48.ª) e Britta Wend (58.ª).
O Setúbal Wheelchair International Open realiza-se de 30 de junho a 3 de julho e sucede ao XI Open Baía de Setúbal, oferecendo igualmente um total de 3.000 euros em prémios monetários, bem como pontos para o ranking internacional e para a corrida de apuramento para os Jogos Paralímpicos.