Henrique Rocha não foi capaz de dar continuidade à vitória inédita em torneios do Grand Slam e despediu-se esta quarta-feira do qualifying de Wimbledon com uma derrota na segunda de três rondas. Nuno Borges e Francisco Cabral serão os únicos representantes portugueses no All England Club.
Dois dias depois de passar pelo amigo Jaime Faria, o jovem de 20 anos (esta semana no 177.º lugar do ranking ATP) perdeu por 7-6(3) e 6-3 com Mark Lajal (266.º), da Estónia.
Rocha não sofreu qualquer break no encontro da primeira ronda e manteve a tendência durante a primeira partida desta quarta-feira, mas a reta final marcou um ponto de viragem no encontro: Lajal anulou um set point ao 5-6 com um serviço ganhante, venceu o tie-break e ao levar a melhor no tira-teimas, Lajal agarrou um ascendente psicológico e impingiu uma quebra de serviço ao tenista portuense logo no primeiro jogo de resposta do segundo set. Essa “ferida” foi suficiente para o jogador de Talín não olhar mais para trás e selar carimbar o acesso à ronda final.
Eliminado em Wimbledon, Henrique Rocha terá sensivelmente uma semana e meia para preparar o regresso à terra batida no Challenger de Trieste, em Itália. Depois, fará uso de uma das vagas NextGen para competir no quadro principal do ATP 250 de Bastad, na Suécia.