Carlos Leitão foi o único jogador português a vencer um encontro de singulares na primeira jornada da 11.ª edição do Open Baía de Setúbal, o torneio internacional de ténis em cadeira de rodas que o Clube de Ténis de Setúbal organiza de 26 a 29 de junho e que distribui 3.000 dólares em prémios monetários. Na semana seguinte realiza-se o Setúbal Wheelchair International Open, da mesma categoria, e ambas as provas servem de apuramento para os Jogos Paralímpicos de Paris.
Com vários atletas do top 100 mundial entre os inscritos e a introdução da categoria quad nos eventos realizados em Setúbal, a 11.ª edição arrancou com uma vitória do jogador português mais titulado.
Campeão nacional em oito ocasiões, Carlos Leitão (atualmente no 171.º lugar do ranking mundial) abriu a competição com uma vitória por 6-0 e 6-1 sobre o sul-africano Thomas Dodds na primeira ronda. No entanto, o jogador do Clube de Ténis de Pombal acabaria por ceder na segunda eliminatória perante o francês Gaetan Menguy (28.º), que confirmou o estatuto de primeiro cabeça de série com os parciais de 6-1 e 6-1.
O campeão nacional em título, João Couceiro (249.º), perdeu por 6-1 e 6-1 com o britânico Christoph Wilke (90.º), enquanto o setubalense João Sanona (401.º), cedeu por 6-0 e 6-0 com o húngaro Roland Nemeth (94.º). José Machado Sousa ficou isento da primeira ronda e perdeu na segunda com o polaco Jakub Dominik Bukala (69.º e sétimo pré-designado) por 6-1 e 6-1.
Todos eles terão direito a participar no quadro de consolação, sendo que três deles (Carlos Leitão com o brasileiro Adriano Santos e João Couceiro e João Sanona enquanto dupla 100% portuguesa) estão ainda nos quartos de final de pares.
Na competição feminina, a segunda participação de Manuela Oliveira (ainda sem ranking) em torneios internacionais esbarrou no superfavoritíssimo da norte-americana Elizabeth Williams (76.ª), que venceu por 6-0 e 6-2, pela que a portuguesa focará as atenções nos pares, variante que disputa com a espanhola Laura Sambruno Valero.
O último português a ir a jogo a título individual será Mário Trindade, na prova quad, que disputa com o brasileiro Vinicius Pontes — tal como ele sem classificação internacional — e o grande candidato Roberto Romo Martin, de Espanha e no 62.º posto da hierarquia ITF.
O XI Open Baía de Setúbal acontece entre 26 e 29 de junho, enquanto o Setúbal Wheelchair International Open desenrola-se de 30 de junho a 3 de julho. Estas são as últimas provas organizadas em solo português a contar para a qualificação para os Jogos Paralímpicos de Paris.