Jessica Pegula começou o dia em Berlim a resolver de forma cirúrgica um tie-break interrompido pela chuva na véspera e terminou a erguer o primeiro título da carreira em courts de relva.
Depois de se desenvencilhar da compatriota, amiga e parceira de pares Coco Gauff, a norte-americana salvou cinco match points e deu a volta a Anna Kalinskaya para vencer por 6-7(0), 6-4 e 7-6(3) na final do WTA 500 germânico.
Pegula salvou os primeiros quatro match points quando serviu a 4-5 do terceiro set para se manter no encontro. O quinto e último aconteceu no jogo seguinte, com a número cinco mundial na mesma situação antes de forçar um tie-break decisivo.
Depois de dois meses complicados que a levaram a falhar toda a temporada de terra batida europeia para recuperar a 100% de vários problemas físicos, incluindo uma lesão no pescoço, a tenista de Buffalo regressou há uma semana, em ‘s-Hertogenbosch, e em Berlim ergueu o quinto título da carreira no circuito WTA.
Para Kalinskaya, a final na capital alemã foi a segunda da carreira, um mês depois de ter surpreendido rumo à decisão do WTA 1000 de Roma.
Apesar de ainda não ter sido desta que inaugurou o palmarés no circuito principal, a russa de 25 anos voltará a subir no ranking na próxima segunda-feira, até ao 17.º lugar, entrando pela primeira vez no top 20 mundial.