Henrique Rocha e Jaime Faria enfrentam-se na primeira ronda do qualifying de Wimbledon

Miguel Reis/Millennium Estoril Open

A probabilidade era mínima, mas aconteceu: Henrique Rocha e Jaime Faria, os únicos portugueses entre o qualifying masculino de Wimbledon com um total de 128 jogadores, vão medir forças numa primeira ronda que assinalará as estreias de ambos no torneio mais antigo do mundo.

Quer Rocha (174.º classificado no ranking ATP), quer Faria (178.º) estão prestes a competir em Wimbledon pela primeira vez, sensivelmente um mês depois da estreia em torneios do Grand Slam em Roland-Garros.

Os dois companheiros de treinos no Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis partiram para Londres com o objetivo de se juntarem a Nuno Borges (que teve entrada direta) no quadro principal de singulares, mas devido ao sorteio apenas um poderá fazê-lo.

O encontro em Londres será o quinto entre Rocha e Faria no circuito profissional. Em 2023, o portuense levou a melhor nos quatro que disputaram em torneios ITF (sempre em piso rápido), bem como na final do Campeonato Nacional Absoluto.

Esta será a segunda ocasião em que dois tenistas portugueses medem forças em Wimbledon. Há nove anos, também em Roehampton (o complexo onde acontece o qualifying), Gastão Elias impôs-se a Pedro Sousa em três partidas na primeira ronda.

O vencedor do embate nacional discutirá a segunda ronda ou com o italiano Francesco Passaro (128.º e 25.º cabeça de série do qualifying) ou com Mark Lajal (266.º), da Estónia.

Para além de Henrique Rocha e de Jaime Faria, também Francisca Jorge irá a jogo em Wimbledon pela primeira vez. A melhor jogadora portuguesa da atualidade, recém-campeã do ITF W75 de Guimarães, só conhecerá a adversária inaugural na segunda-feira.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share