Ajla Tomljanovic regressa a uma final WTA cinco anos depois e procura primeiro título

Ajla Tomljanovic inscreveu o nome na final do WTA 250 de Birmingham e ganhou direito a mais uma oportunidade de lutar pelo primeiro título da carreira no circuito principal.

A tenista australiana levou a melhor sobre a russa Anastasia Potapova — sétima cabeça de série — com os parciais de 7-6(5) e 6-4 para regressar a finais deste nível pela primeira vez desde que foi finalista em Hua Hin no inverno de 2019.

Tomljanovic venceu um WTA 125 em Florianópolis, no Brasil, em novembro de 2023, depois de ter falhado grande parte da temporada por causa de uma lesão no joelho.

A jogadora natural de Zagreb não conseguiu ver-se livre dos problemas físicos e voltou a parar durante um período considerável (cerca de quatro meses) logo no início de 2024, tendo inclusive de ser operada para remover um mioma (tumor benigno que cresce no tecido do útero).

Atualmente no 190.º lugar do ranking, a ex-número 32 mundial persegue o primeiro título WTA da carreira e é, aos 31 anos, a terceira jogadora em atividade com mais torneios jogados (o de Birmingham é o 180.º ao nível WTA) sem conquistar qualquer troféu de campeã.

Para acabar com esse longo jejum, a australiana terá de passar por Yulia Putintseva.

A cazaque colocou um ponto final na semana dourada de Elisabetta Cocciaretto ao derrotar a italiana por claros 6-2 e 6-2 para alcançar a primeira final em relva. Putintseva lidera o frente a frente com Tomljanovic por 4-1, mas as duas nunca mediram forças nesta superfície.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share