Illia Stoliar e João Graça qualificaram-se pela primeira vez para a final de um torneio internacional e vão discutir o título de pares do ITF M25 de Elvas com os compatriotas Pedro Araújo e João Domingues.
Em destaque desde que surpreenderam os primeiros cabeças de série logo na ronda de estreia, Stoliar e Graça prolongaram a campanha surpreendente com uma reviravolta frente ao compatriota Frederico Silva e o checo Marek Gengel, consumada com os parciais de 3-6, 7-6(5) e 10-8.
A final de sábado será a primeira tanto para Graça, de 23 anos e atualmente a estudar na Florida Atlantic University, nos EUA, como para Stoliar, luso-ucraniano que é dois anos mais velho do que o parceiro.
Do outro lado da rede no encontro de atribuição do título estarão os já mais experientes — e desde o início do ano parceiros de treino — Araújo e Domingues, que também com uma reviravolta superaram Tiago Pereira e o suíço Patrick Schoen por 6-7(3), 7-6(4) e 10-5.
Araújo, de 22 anos, procura o segundo título de pares da carreira (venceu um ITF M15 em Vilhena no ano de 2022), já Domingues, de 30 anos, tenta erguer o 17.º troféu de campeão e segundo da época, depois de em Vila Real de Santo António, ao lado de Jaime Faria, ter acabado com um jejum de oito anos nesta que não é a sua variante principal.